terça-feira, 16 de setembro de 2008

Madonna: Concerto ou espectáculo?



Primeiro que tudo. Não sou um fã da Madonna.
Gosto de algumas das suas músicas…aprecio a sua inteligência e capacidade para, ao fim de tantos anos, ainda possuir a habilidade de se reinventar….gosto das suas provocações “choque” com o objectivo de abanar algumas mentalidades mais conservadoras…gosto dela…sem ser fã!

Terceira vez da Madonna em Portugal…terceira vez que assisto a um dos seus shows.

• Re-Invention World Tour (Pavilhão Atlântico – 13 Setembro 2004) – entre 18.000 e 19.000 espectadores (lotação esgotada).
• Entrega dos prémios MTV Europe Music Awards (Pavilhão Atlântico – 3 Novembro 2005) - apenas apresentou o tema "Hung Up".
• Sticky & Sweet Tour (Parque da Bela Vista – 14 Setembro 2008) – cerca de 75.000 espectadores (lotação esgotada).

Para mim, sem qualquer dúvida, o melhor foi o primeiro.
Porquê?

• Novidade (primeira vez da Madonna em Portugal).
• Local mais pequeno e mais intimista do que o Parque da Bela Vista.
• Visualmente mais interessante e melhores coreografias.
• Escolha mais feliz das músicas.
• Público mais vibrante (no seu melhor).
• Melhor organização.

Em relação ao show deste fim-de-semana, talvez por ter ficado muito atrás e com menor visibilidade não foi possível “entrar” totalmente no espectáculo.
Também, quem se lembra de fazer um concerto desta dimensão num local que, apesar de criar um efeito muito bonito, não apresenta as melhores condições! (algumas árvores a tapar a visão, zonas completamente cegas para o palco, filas enormes para se entrar no recinto, etc.). Porque não num estádio de futebol? Em dois dias…
O lucro fácil da promotora fala mais alto…apesar de compreender que os bilhetes num estádio (com capacidade para menos de 75.000 pessoas) seriam bem mais caros...o que seria um risco para as vendas.

Quanto ao espectáculo, propriamente dito, achei-o 100% profissional…tudo pensado ao mínimo pormenor…sem falhas…sem improvisação…interacção com o público programada…tudo muito teatral…tudo muito estilo Broadway.
Talvez por tudo isto, e ao contrário do famoso e característico entusiasmo do público português, em muitos dos momentos do show a sua reacção foi de simples visionamento…com pouca energia (excepção feita para os poucos milhares que se encontravam “aos pés” da sua Diva).

É um espectáculo que “abusa” muito da imagem (muitos bailarinos…muitas trocas de roupa…muita representação…muitos efeitos visuais…muitos vídeo clips), fazendo com que, muitas das vezes, a música seja colocada em segundo plano (o que, em relação à maioria das músicas do último álbum da Madonna, agradeci).

Musicalmente cheio de efeitos sonoros (algumas músicas estavam tão preenchidas com sons que, por vezes, se tornaram confusas), muito hip-hop MTV…muitas vozes gravadas…muitos clips musicais (impecavelmente coordenados com a cantora)…tudo sem um segundo de pausas!

Todo o concerto/espectáculo foi um longo vídeo musical.

Para mim, os melhores momentos do espectáculo foram as músicas “Vogue” (uma das grandes canções da actriz/cantora), “Like a Prayer” (outra que eu adoro), “Hung Up” e “She’s Not Me”, e ainda o quadro “latino/gipsy romeno” com uma versão muito interessante do “La Isla Bonita”. Fantástico!

Resumindo:
• Gostei do espectáculo visual (mesmo assim longe daquele a que assisti no ano de 2004).
• O concerto teve bons momentos musicais…com a nova “roupagem” de velhos temas e o já referido “momento latino/cigano”.
• Detestei ter pago muito dinheiro para ficar longe do palco (apesar de o ter observado na sua totalidade) e de ter visto a Madonna num ecrã que, pela minha distância, equivalia a um visor de telemóvel.

Volta sempre “cinquentona”…mas com um espectáculo diferente do concerto que deste na Bela Vista!

Apesar da idade, esta mulher não pára um segundo em cima do palco! Incrível!

"Vogue" (Parque da Bela Vista - Lisboa)


A primeira parte do concerto foi realizada pela Robyn…que não conheço. Devido ao meu atraso na entrada do recinto…não foi possível assistir à sua actuação.

Um grande momento da noite: Voltar a encontrar, no meio de 75.000 pessoas e após dois anos, a Catarina Vaz! Para não passar tanto tempo sem nos vermos, vamos marcar um almoço para os próximos dias.

Agradecimentos: Para as três meninas que me acompanharam ao concerto…Guida, Anália e Patrícia. Naquela noite fria, e em que apenas estava com uma t-shirt, o vosso calor foi determinante para não ficar doente no dia seguinte. Obrigado pelos "quentes abraços". rs


“Continuem a frequentar estas areias…”

2 comentários:

José Varregoso disse...

Meu caro amigalhaço Pedro! Tens toda a capacidade de análise necessária para analisar um espectáculo nas suas mais variadas perspectivas. Já sabia que gostavas muito de Cinema e de Música mas não conhecia o teu poder para escrever de modo tão organizado e analítico acerca de um acontecimento. Parabéns! Não fui ver a Madonna porque também não sou um grande fã dela e porque os bilhetes eram caros... Mas tenho lido várias críticas ao espectáculo do Parque da Bela Vista. E gostei sinceramente da tua. É elucidativa e directa. A começar pelo título: Deve ter sido um grande espectáculo e um concerto mediocre. Abraço Amigo!

MaLLu disse...

:)
Já devias ter aprendido, por experiências anteriores, que aquele parque é simplesmente GELADO.

Quanto à Madonna, a única coisa que tenho a dizer é que ambicionava chegar aos 50 igual a ela, mas como tenho 34 e acho que já estou pior do que ela, agora ambiciono chegar aos 50 e estar metade do que ela está :)))

Bjs,
R