sábado, 21 de novembro de 2009

Teatro: BLEIB opus #3

Amanhã vou assistir a esta peça de Teatro:

"BLEIB opus #3" de Michel Schweizer (Bordéus)
Teatro Maria Matos (21h30)

Vou porque gosto muito de teatro mas, principalmente, porque a peça conta com a participação de 5 cães "actores" de raça "Pastor Belga", variedade "Malinois".

O "Bug", como vocês sabem, era da mesma raça, mas da variedade "Groenendael". Também conhecido como o "aristocrata de manto negro" da raça "Pastor Belga".

Vai ser uma noite de muitas recordações, de muita saudade...

Aqui fica a sinopse da peça com algumas fotos:

O que é que cinco magníficos cães pastor belga, um filósofo, um psicanalista, um bailarino e um actor poderão estar a fazer juntos num palco de teatro? Desde Maio de 2005 que Michel Schweizer mantém uma conversa fértil com Dany Robert Dufour, filósofo, e Jean-Pierre Lebrun, psiquiatra e psicanalista, sobre alguns dos temas cruciais da sociedade contemporânea: a liberdade individual e a imposição do consumismo, o ensino e a uniformização, a política e a manipulação.

É impressionante como o espectáculo BLEIB, criado em 2007, profetiza a falência do capitalismo desenfreado que gerou como causa da actual crise mundial. Interroga os comportamentos sociais e as atitudes do novo “homem sem gravidade”, que é induzido a acreditar que a soma das ambições individuais iguala o bem comum. Já não precisamos de pensar!, exclama Jean-Pierre Lebrun no espectáculo, já não precisamos de nos organizar colectivamente, já não precisamos de nos esforçar para viver em sociedade… Tornámo-nos numa sociedade de consumidores – individualistas e obcecados pelo poder de compra, mas sem nos dar conta de que estamos a ser dirigidos e manipulados. Na sala reinava um silêncio absoluto, escreveu o De Volkskrant depois das apresentações em Roterdão, as centenas de espectadores pareciam estar a sentir a mesma inquietação. Como se sentíssemos todos a trela apertar… Mas por dentro esconde-se sempre o lobo…






"Continuem a frequentar estas areias..."

Sem comentários: