terça-feira, 21 de outubro de 2008

DocLisboa…continuação I

Pois é…o tempo não tem sido suficiente para eu poder colocar textos nas areias.
As razões são várias: trabalho (também aos Sábados), desporto (as minhas corridas matinais dos Domingos), saídas com amigos, o DocLisboa (já vou no meu terceiro dia do festival)…e dEUS (falo do concerto da banda rock oriunda da Bélgica…é claro).
Vou continuar a frequentar o “Doc”. Vou também assistir ao concerto do Ney Matogrosso. Mas prometo que vou fazer os possíveis por escrever um pouco mais.
Em relação ao DocLisboa…querem saber que filmes fui ver?
Ok…foram então os seguintes:

The Last Lumberjacks (de Yu Guangyi) – sinopse no meu primeiro post sobre o festival.

Salim Baba (de Tim Sternberg)
Índia/EUA, 2007
Salim Muhammad, um indiano de 55 anos, vive em Calcutá com a mulher e cinco filhos. Desde os dez que vive a projectar velhos pedaços de películas para as crianças dos bairros locais usando um antigo projector de mão que herdou do seu pai. Homem de negócios pragmático e cinéfilo, Salim carrega o seu projector com os filhos na esperança que estes continuem a actividade.

Land of the Devil (El Pais del Diablo) (de Andrés Dí Tella)
Argentina, 2008
El Pais del Diablo de Andrés Dí Tella analisa um episódio histórico verificado na década de 1870 quando Adolfo Ensina, o então Ministro da Defesa, propôs o projecto megalómano de escavar um fosso com mais de 600 quilómetros entre o Oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes, destinado a suster a “ameaça indígena”. É a identidade e a fundação da nação argentina que está intimamente ligada ao avanço desta fronteira que se traduziu pelo extermínio praticamente completo dos índios daquela região.

Missile (de Frederick Wiseman)
EUA, 1987
Uma obra que documenta passo-a-passo o treino de um grupo de homens e mulheres que controlam o vasto arsenal nuclear dos Estados Unidos apenas com os seus dedos. Missile segue o 4315.º Esquadrão de Treino do Comando Aéreo Estratégico da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia, local onde os oficiais são treinados para gerir o Controlo de Lançamentos dos Mísseis Balísticos Intercontinentais Minuteman. Os debates sobre moral e questões militares em caso de guerra, códigos, comunicações, defesa contra ataques terroristas, regras de emergência, reuniões de equipa e seminários são o corpo deste filme.

Quarta feira lá estarei novamente…

Ah!...e nos próximos dias vou escrever sobre o meu encontro com dEUS!

Fonte: Sinopses dos filmes retiradas do site do DocLisboa

“Continuem a frequentar estas areias…”

Sem comentários: