quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DocLisboa (16 a 26 de Outubro)


O DocLisboa (Festival Internacional de Cinema Documental) inicia hoje a sua 6ª edição.

A par dos nacionais IndieLisboa, Queer e Fantasporto, este é um festival de cinema com muita fama em Portugal, Europa…e, até me atrevo a dizer, no resto do mundo.

A sua programação de qualidade, referida por críticos nacionais e internacionais, engloba diferentes documentários oriundos de toda a parte do mundo.
Muitas vezes, em muitas das sessões, o público presente tem também o privilégio de poder conversar, descontraidamente, com os realizadores das obras que acabam de visionar.
É um dos inúmeros pontos de interesse do festival…acreditem.

Nestas duas semanas, a vida cultural de Lisboa movimenta-se ainda mais…e muitos dos caminhos, inevitavelmente, vão dar às várias salas que recebem o “Doc”: Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge e Museu do Oriente.

Pessoalmente, adoro o ambiente que rodeia este acontecimento…parece que estou no meio de “amigos” que, tal como eu, estão ali pelo “cinema documental” de excelência.
Aqui não temos o “glamour hollywoodesco”…nem sequer a passadeira vermelha…mas existe, da parte de todos os participantes, o interesse em conhecer a vida de pessoas com “história” (famosas ou simples cidadãos do mundo)…em conhecer outras culturas…em conhecer o nosso mundo com os seus defeitos e as suas qualidades.

Este ano, mais uma vez, sei que irei ter a companhia dos meus amigos e apreciadores do DocLisboa: Princesa, Tiago Brandão, Tiago Simões e Zé Luís.
Tenho também a certeza que a Patrícia e o Edu me iriam acompanhar, caso não tivessem ido viver para a Alemanha. Mas, foi naquele país que os dois decidiram fazer um dos “documentários” das suas vidas…que ainda irá demorar alguns anos a ficar pronto…por isso a sua ausência.

Para quem ainda não conhece o "Doc"…aconselho-o vivamente.
Acho importante não nos “agarrarmos” apenas aos filmes que passam no circuito comercial.
Este festival é diferente, especial…e merece ser ainda mais conhecido.
Dentro do seu género tem a grande capacidade de nos ensinar sempre muito…de nos abrir a consciência e a visão para muita coisa que acontece neste mundo…e uma delas é a tolerância.
Sim…muito do que passa naquelas salas incomoda. Mas…não é também um dos objectivos dos documentários!

Ainda estou a estudar o programa do DocLisboa…mas já encontrei o primeiro filme ao qual quero assistir. Será na próxima 6ª feira, no Museu do Oriente, e chama-se “The Last Lumberjacks”.

The Last Lumberjacks (Mubang)
Realização: Yu Guangyi
China, 2006, 90’, Cor
O filme retrata a vida de um grupo de lenhadores na província de Heilongjiang, e o seu trabalho sob condições climatéricas adversas. Documentando um modo de vida condenado à extinção pelo progresso civilizacional, o filme revela o modo como as florestas são exploradas para a sobrevivência destes povos há mais de 100 anos. Devido à grande dificuldade de transporte, os habitantes desta província usam os métodos artesanais que foram passando ao longo de gerações. O Inverno é a melhor altura para cortar madeira e o ritual repete-se todos os anos: os aldeões são contratados e reunidos para subir às montanhas onde irão passar a estação inteira a cortar árvores. Dias a fio, debaixo de neve e gelo, os madeireiros enfrentam com dignidade uma dura luta contra os elementos da natureza.

Fonte: sinopse do filme retirada do site do Museu do Oriente

“Continuem a frequentar estas areias…”

1 comentário:

Eduardo Fraga disse...

Pois ...

Que pena ...

Apanhamos uns blockbusters no cinema da base aerea Americana e vai la vai.

Bons visionamentos ...

Edu 2008