sábado, 20 de junho de 2009

Die Saar Geschichte (Histórias de Saar): Passeata a Basel e não só…

Basel


Freiburg

Mulhouse


Colmar



Vitra Design Museum


Escrito pela Patrícia...

"Desta vez decidimos ir até Basel (Suíça). Visitámos ainda Freiburg (Alemanha), o Vitra Design Museum em Weil am Rhein (Alemanha). No regresso fomos até Mulhouse (França) e Colmar (França).

Passámos a noite em Basel, num hotel antigo, renovado em Março passado (sugestão do guia Lonely Planet). Achámos um pouco caro, mas rapidamente mudámos de opinião. A Suíça é, realmente, mais cara do que a Alemanha!

As cidades de Freiburg (Alemanha), Mulhouse (França) e Colmar (França) têm arquitecturas idênticas, pois na Alsácia está sempre patente a mistura Alemanha-França.

O que cada país ‘’faz com as cidades’’ é que é diferente.

Freiburg (Alemanha) é uma cidade essencialmente estudantil, e que serve de base ao turismo para a Floresta Negra. Tem o ambiente típico da cidade pequena Alemã, bem conservada e calma, sem comércio exagerado.

Mulhouse (França) é uma cidade essencialmente industrial, com um centro histórico muito giro, bem conservado, mas a pensar no turismo. Mal se sai do centro, passa-se logo para outro mundo, bairros modernos, não muito bem cuidados, quase subúrbio. São mundos diferentes separados por uma rua. A zona residencial, melhor, com pequenos prédios e vivendas de traça antiga fica localizada a seguir aos ditos ‘’subúrbios’’...não tem muita lógica...

Colmar (França) tem o centro histórico maior, bem conservado com uma zona chamada ‘’Petit Venice’’ idêntica a ‘’Petit France’’ de Strasbourg, para quem conhece. Em Colmar o antigo e o moderno vivem em maior harmonia, pois muitos dos prédios antigos, e ‘’giros’’, estão realmente habitados.

O Vitra Design Museum é o único ponto de interesse na cidade/vila de Weil am Rhein (forte exemplo da ‘’descentralização’’ Alemã). O edifício principal do museu foi projectado pelo Frank Gehry enquanto que os outros edifícios, situados dentro do complexo, são da autoria de diversos arquitectos, como o nosso Álvaro Siza Vieira.

Neste momento, a exposição temporária é a dos irmãos CAMPANA
, designers Brasileiros.

Basel...é lindo! Os edifícios, as ruas, o comércio ainda com os mercados tradicionais, a área junto ao rio...

Tem o problema da moeda ser diferente e de ser tudo caríssimo…"


“Continuem a frequentar estas areias…”

1 comentário:

O Meu Confessionário da Alma disse...

Ola. Passei só para dar os parabens pelo belo espaço que aqui tens, gostei muito, coisas bastante interessantes, obrigado por existires. Vou vir mais vezes.

Boa semana