quarta-feira, 17 de junho de 2009

Die Saar Geschichte (Histórias de Saar): Berlin

Sem desculpa! Tenho que ser mais responsável! Afinal não sou o “expositor” oficial dos passeios dos Luso-Germânicos, Patrícia e Eduardo?

Nos próximos dias vou (tenho que) actualizar as suas “passeatas”. Já tenho quatro em atraso!!
Aqui vai a primeira…nas palavras da Patrícia (com fotos incluídas):

“Já há muito que esta viagem estava planeada, mesmo antes de virmos esta temporada para a Alemanha.
Aproveitámos os feriados e promoções da Páscoa e, pela primeira vez, um voo Low Cost (German Wings) e lá fomos nós. Nós e com certeza metade da população de Espanha, pois ‘’eles’’ estavam por todo o lado!
Para quem gosta de cidades ‘’vivas’’ e arquitectura (especialmente de estrutura metálica e vidro), Berlin é a cidade a visitar. O edifício do ‘’Bundestag’’ (com a Doma do Sir Norman Foster, foto 1 e 2) e área adjacente estão espectaculares (foto Berlin 3).
Não é ‘’bonitinha’’, nem tem muitas ‘’casinha de bonecas’’, é a cidade de quem em vinte anos ‘’pôs mãos á obra’’ e reconstruiu a cidade. É simplesmente impressionante o que foi feito!
Eu já tinha visto o quanto rápida consegue ser a reconstrução de uma cidade na Alemanha, pois visitei a cidade de Dresden (em trabalho) em 2001 e 2007, e estava irreconhecível! Mas o que foi feito em Berlin é quase inacreditável!
Em Berlin, no entanto, não foram perdidos velhos hábitos a que nós já nos habituamos nas cidades mais pequenas (como a de Saarbrucken), como andar de bicicleta e fazer piqueniques nos jardins, o que torna o ambiente da cidade agradável, e nem parece uma das grandes capitais.
Fomos também a POTSDAM (cerca de 30 km de Berlin) que é património Unesco. Aí sim, já há ‘’casinhas de bonecas’’. Visitámos, por dentro, o castelo de Sanssousi, mas não podemos tirar fotografias (é o castelo amarelo da foto 4), que é lindíssimo!"


Foto 1


Foto 2


Foto 3

Foto 4



“Continuem a frequentar estas areias…”

Sem comentários: