domingo, 5 de julho de 2009

Die Saar Geschichte (Histórias de Saar): Passeata na Alsácia

Mais uma reportagem em atraso (esta tem cerca de 3 semanas). A culpa é minha!
Patrícia e Eduardo, as minhas desculpas.

“Olá!

Neste fim-de-semana comprimido, mas com bom tempo apenas no sábado, aproveitámos a sugestão de uns colegas e fomos dar uma passeata na Alsácia, que é aqui mesmo ao lado. A volta incluiu as vilas de Obernai, Ribauvillé, Hunawihr, Riquewihr e Kaysersberg. Como um dia não dá para tudo, os castelos da região ficaram para outra vez! héhé!

Alsácia! Terra de vinho, pão, queijo, bolinhos (muitos bolinhos!), artesanato e....cegonhas!
Onde o ‘’saber viver’’ francês se junta à calma, e organização, alemã.


Um bom português, claro está, dirá ‘’temos lá disto e muito melhor!’’. E tem muita razão! A diferença está no planeamento, organização e marketing, e aí temos de tirar o chapéu!

As vilas não cresceram a pensar só nos turistas, mas sim nos locais, sendo auto sustentáveis através da agricultura (com muitas plantações a fazerem venda directa ao público), indústria ligada à gastronomia (vinho, queijo, pão, doçaria) e artesanato.

O comércio é muito caprichado e apelativo! Para consumidores como eu, que na comida o aspecto conquista logo 70%, é uma desgraça (para o consumidor claro!).

Se não fosse o Edu teríamos acabado o dia com vários sacos de tudo um pouco. Acho que só me escapava o vinho, pois já provei o vinho francês aqui da região, e não me convenceu. Nada se iguala ao nosso Alentejano ou Ribatejano!

Com o Edu, conseguimos acabar a volta apenas com um pedaço de pão regional, daquele enorme em que apareço a provar numa das fotografias!

A grande curiosidade é que todos os petiscos são realmente muito bons, e os comerciantes têm tanta confiança nos seus produtos que, em qualquer loja, os podemos provar (sim, inclusive vinhos!). E para que aqueles, um pouco mais envergonhados (como eu!) não fiquem a perder, os comerciantes colocam à entrada de cada loja os pedacinhos de pão ou os bolinhos para que quem passe se sirva!


Muitos beijinhos!
Edu & Pat”


Obernai

Ribauvillé

Ribauvillé

Hunawihr

Riquewihr

Kaysersberg


“Continuem a frequentar estas areias…”

Sem comentários: