sábado, 5 de fevereiro de 2011

Kino 2011 - "Shahada"...e Fim!!!

E pronto, terminou o Kino deste ano.

O filme da sessão de encerramento foi:

"Shahada" (Shahada)
de Burhan Qurbani
Alemanha, 2010


Dividido em episódios, este filme narra a história de três muçulmanos de Berlim, cujos valores são abalados através de conflitos, crises e contradições pessoais. Maryam, uma rapariga alegre, educada apenas pelo seu pai Vedat, entra em conflito com ele por ter escolhido um estilo de vida orientado por valores ocidentais. O pai tem razão em preocupar-se com as mudanças na vida de Maryam, porque ela está grávida sem o querer. Acompanhado pelo seu melhor amigo Daniel, o jovem nigeriano Samir frequenta a aula de Corão na mesquita de Vedat. Com o despertar da sua homossexualidade e do crescente afecto que sente pelo seu melhor amigo, Samir entra em grande conflito com a sua fé. Ismail, polícia e pai de família, é confrontado com a lembrança de um trágico acidente de trabalho quando, durante uma rusga, se depara com Leyla, a mulher que três anos antes tinha atingido gravemente com um tiro da sua pistola. Através desse encontro, o saudável mundo de Ismail torna-se bastante mais complicado. Conduzido por sentimentos de culpa, persegue a jovem mulher no seu quotidiano. À procura de orientação e de certezas na sociedade multifacetada de Berlim dos tempos actuais, os caminhos dos três protagonistas cruzam-se na mesquita de Vedat, o pai de Maryam.



A terminar esta mostra de cinema, um filme muito forte sobre um tema actual e polémico.

Classificação: 4/5

O jovem realizador esteve presente na sessão de apresentação deste filme. Falou sobre esta sua obra, abordou o seu ainda curto percurso no mundo do cinema e referiu-se também aos seus futuros projectos/sonhos. Confessou, para quem estava naquela sala do S. Jorge, que gostaria muito de realizar um filme sobre a extrema-direita alemã (mas não de uma forma superficial e cheia de clichés). Se assim for, cá estaremos para assistir a esse "documento".
No final de tudo isto, ainda nos foi gentilmente servido um cocktail com direito a espumante (bem razoável, por sinal) e saborosos aperitivos (servidos numas pequenas taças de plástico que fizeram grande sucesso no grupo, de amigos, que me acompanhou nesta mostra de cinema).

Até para o ano...no Kino 2012!

"Continuem a frequentar estas areias..."

Sem comentários: