"Schwerkraft" (Gravidade)
de Maximilian Erlenwein
Alemanha, 2009

Filme engraçado sobre um homem que se "passou" e...enlouqueceu (ou não!). Acontece.
Classificação: 3/5
"Continuem a frequentar estas areias..."
Ben é jovem, inteligente e engraçado. Ben está desesperado. Ben encontra-se numa cadeira de rodas. Para ele, o amor não é uma alternativa, pelo menos é isso que ele diz a Christian, do serviço cívico, que é o novo responsável por ele. Christian tem uma vida simples. Fica a ajudar Ben mais meio ano e depois vai à sua vida. Annika estuda violoncelo, mas os estudos musicais e a obrigatoriedade impiedosa para atingir a perfeição sobrecarregam-na. Os três tornam-se amigos e criam um mundo próprio de desejos e de imaginação. Depois apaixonam-se, pois ambos os rapazes querem de Annika obviamente mais do que uma simples amizade. Annika não consegue decidir – gosta de Christian e do seu carácter intuitivo, mas no fundo sente uma maior ligação a Ben. O que no início é para os três apenas um jogo, é para Ben uma viagem pelos seus maiores medos e por abismos, dos quais ele não se consegue libertar sozinho.
Não quero falar muito sobre este filme.
Trata-se de uma "tragicomédia", em que a parte mais negra me conseguiu incomodar. E eu sei a razão!! Identifiquei-me com uma das personagens...
Mas não deixa de ser um filme muito bom.
Classificação: 4/5
"Continuem a frequentar estas areias..."
Fugindo de maus-tratos num casamento infeliz em Istambul, Turquia, a jovem turco-alemã Umay decide pegar no filho Cem e regressar a Berlim, à casa dos pais, à procura de uma vida melhor e da sua verdadeira emancipação. Mas, apesar de todos os laços afectivos que mantém na Alemanha, Umay descobre que não poderá contar com o apoio da família. "Hoje bate, amanhã acaricia. Não vale a pena fugir de casa só por causa de um par de estalos, não é?” Divididos entre o amor familiar e o respeito ao código de honra tradicional, os pais e irmãos de Umay não conseguem pôr de lado as tradições que seguem e apoiar a jovem, despoletando uma situação que poderá pôr em risco a sua vida.
Filme pesado, polémico e actual.
O sofrimento de uma mãe turco-alemã que decide fugir, com o seu filho, de um marido violento. Decisão que não é aceite pela sua família que, perante uma sociedade tradicional e fortes convicções religiosas, se sente desonrada.
Fantástica interpretação da actriz Sibel Kekilli, no papel da mãe "Umay".
Classificação: 4/5
"Continuem a frequentar estas areias..."
Hanna e Simon estão juntos há vinte anos, vivendo uma relação estável que, no entanto, sofreu alguns percalços ao longo da vida. Vivem em Berlim, juntos e lado a lado, numa harmonia militante. Entre traições e desejos insatisfeitos, vidas partilhadas e abortos espontâneos, fugas e regressos, a paixão esmoreceu para este casal que já passou por muito mas que não viu ainda nada. Certo dia, sem saberem como, apaixonam-se por Adam, um homem fascinante, charmoso e misterioso. Primeiro Hanna, depois Simon, ambos se envolvem com Adam e mantêm em segredo esta relação que os separa mas que, ao mesmo tempo, também os une. Quando Hanna, inesperadamente, engravida, estas três relações irão ser seriamente postas à prova.
Foto 2 (Hotel "As Janelas Verdes")
Aqui está ele! Elegante, não é?
Foto 3 (pormenor da "sala do pequeno-almoço")
Mesa com a comida (ao fundo) e mesa do café Nespresso (1º plano).
Foto 4 ("sala do pequeno-almoço")
Mesa com a comida. Comi isto, e isto, isto também, aquilo, aquilo lá atrás, também aquilo...e aquilo. Que vergonha!
Foto 5 (pormenor da "sala do pequeno-almoço")
Sofás confortáveis. Da próxima vez ficamos num deles!
Foto 6 (pormenor da "sala do pequeno-almoço")
A lareira não estava acesa. Sem qualquer importância. O ambiente da própria sala já era quentinho e confortável.
Foto 7 (o grupo do pequeno-almoço)
Desta vez tivemos mais duas presenças simpáticas. Espero que nos voltem a acompanhar. Espero também que mais amigos se juntem a estes pequenos prazeres.
Foto 8 ("sala-de-estar")
Apenas conseguimos passar por ela. Não tivemos tempo de "estar".
Foto 9 (pormenor da "sala do pequeno-almoço")
Sim, lá em baixo fica a mesa com a comida. A foto foi tirada do último andar.
Foto 10 (pormenor da "biblioteca")
Alguém viu por aqui "Os Maias"?
Foto 11 (Terraço)
Como estava nevoeiro não consegui tirar uma foto do terraço com o Rio Tejo ao fundo. Fica aqui uma imagem retirada do site do Hotel.
Foto 12 (Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga)
Como estávamos perto do Museu Nacional de Arte Antiga, decidimos visitar o seu jardim.
Até ao próximo pequeno-almoço...