domingo, 8 de fevereiro de 2009

Filme…”Valsa com Bashir”


Mas que grande filme!

Escrito e realizado pelo israelita Ari Folman, o filme retrata a sua própria história, quando, em 1982, combatia por Israel na Guerra do Líbano e, como soldado, assistiu ao massacre de Sabra e Chatila.

A obra, através de uma mistura entre documentário e animação, aborda temas tais como o passado, os fantasmas, a culpa, a memória, o esquecimento traumático…o horror da guerra.

São imagens animadas muito criativas, duras e sombrias, associadas a uma banda sonora muito densa…mas muito boa!
Não é possível ficarmos indiferentes.

Os últimos segundos do filme são terríveis. Um silêncio aterrador misturado com o desespero…e aquela imagem final…fica na memória.
Poucas vezes assisti a um momento idêntico, em que no final da sessão praticamente ninguém teve forças para se levantar da cadeira. O filme tinha acabado, emocionalmente, com todos nós. Queríamos uns segundos para recuperar…mas principalmente para reflectir.
Tenho a certeza que muitas das pessoas que estavam naquela sala ficaram emocionadas. Eu fiquei…em silêncio.

Infelizmente, passados quase 30 anos sobre a guerra retratada no filme, o tema é ainda muito actual. A Guerra, naquela zona, ainda não terminou…

Sem dúvidas nenhumas…é já um dos grandes filmes do ano.
A não perder!

Nota: este filme encontra-se nomeado para os Oscares, na categoria de “melhor filme estrangeiro”.


“Continuem a frequentar estas areias…”

1 comentário:

Pipapi disse...

Pedrinho
que bom ter-te no meu novo espaço!
Podes "seguir-me" à vontade, não há qualquer problema desse tipo. Não acredito que haja essa busca e essa procura por parte de ninguém :)
A minha "fuga" do chocolate teve exclusivamente a ver comigo mesma, tinha de acabar com essa fase e aquele lugar estava cheio daquilo que já teve o seu fim... e a minha vida muda noutra direcção.

Até breve, nas areias ou na pesca, cada um à sua maneira e a aproveitar a viagem :)

Beijos para ti
Pi